Promessa do Santos foi ajudante de pedreiro e quase largou a bola
Rwan Seco tem sido uma peça importante na atual temporada do Santos. Considerado um reserva de luxo da equipe, o jovem atacante de 20 anos chegou no time profissional do Peixe após ser a grande sensação do Campeonato Paulista sub-20 de 2021. E por trás do sucesso em seu início de carreira, Rwan houve muita luta e superação, já que o atleta ficou muito próximo de largar os gramados.
“O Santos surgiu no momento mais difícil da minha vida e serei eternamente grato. Eu estava sem clube e não sabia o que fazer. Na época eu estava um pouco desmotivado. Pensava em desistir. Muita gente falava que estava ficando tarde e que tinha que começar a trabalhar, que era só um sonho. Estava pensando em parar com o futebol”, disse o atacante em entrevista ao ESPN.
Rwan começou sua carreira em Recife, chegando a integrar a base do Náutico, onde teve muitas dificuldades para conseguir se firmar. “Eu tinha que atravessar a cidade e também não tinha dinheiro para a condução. Às vezes pedia para o motorista para deixar eu entrar por trás no ônibus, para conseguir chegar ao CT. Em seguida fui para o Sport, pois era mais perto de casa e eles me davam um auxílio para condução”, afirmou.
Depois do Sport, Rwan passou pelo Figueirense, onde teve que morar debaixo das arquibancadas, sem poder atuar pela equipe por problemas de inscrição. Em seguida, o atacante se mudou para São Paulo para atuar pelo Flamengo de Guarulhos. Mas foi justamente nesta mudança que a pandemia começou, e consequentemente, o futebol foi paralisado.
Impossibilitado de jogar, Rwan voltou para Recife, onde trabalhou como ajudante de pedreiro ao lado de seu pai. “Para ele não ter que ficar pagando ajudante, eu ia para a obra com ele. Era uma grana para mim que ajudava porque estava parado, né? Então, eu ia ajudar meu pai e trabalhava com alegria, sem nenhum problema. Depois ainda arrumava tempo para fazer o meu treino na praia”, relatou.
Em 2021, Rwan recebeu um convite para realizar testes no Santos, e passou. “Cheguei na Vila para fazer teste no sub-20 e fui aprovado na segunda semana. Depois, falaram que eu tinha que ser aprovado pela comissão do sub-23 também. Por um instante, achei que não ia conseguir, mas continuei focado e graças a Deus deu tudo certo”, contou o atacante.
Hoje, Rwan já acumula 25 partidas e 4 gols pelo time profissional do Peixe. Rwan chegou a ser bem aproveitado pelo antigo treinador da equipe, Fabián Bustos. Com Lisca, o jovem perdeu espaço, mas voltou a ter chances nas últimas semanas.